segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que a gestante deve comer?


O que uma gestante deve comer? Essa é uma questão importantíssima, uma informação que deveria ser de fácil acesso a todas as pessoas.
A alimentação durante a gravidez fornece a energia e os nutrientes necessários para o bebê se desenvolver, por isso o cardápio das gestantes precisa ser rico e variado.
Cereais, leguminosas, laticínios, carnes, peixes, hortaliças e frutas não podem faltar no prato da futura mamãe, confira as vantagens de cada um deles:
Carnes magras, aves e peixes
Vitaminas do complexo B, ferro e especialmente proteínas – todos essenciais para o desenvolvimento do feto – são encontrados nesses alimentos.
Leguminosas (feijão, grão-de-bico e soja)
Contêm ferro, um nutriente que reduz os riscos de anemia e, por isso mesmo, não pode ficar ausente do cardápio das grávidas.
Laticínios (leite, queijo e iogurte)
São excelentes fontes de proteína e também de cálcio, um mineral que contribui para a formação dos ossos e dentes do bebê.
Grãos e cereais (pães, arroz, aveia e massas)
Alimentos preparados com farinhas de trigo e milho são uma boa pedida, pois elas são enriquecidas com ácido fólico, uma vitamina que previne defeitos congênitos, principalmente no cérebro e na medula espinhal.
Hortaliças
Tomate, ervilha e brócolis são também fontes de ácido fólico, a vitamina do complexo B que previne a malformação do tubo neural, que afeta o cérebro e a medula espinhal da criança.
Frutas
São ricas em fibras, por isso ajudam a regular o trabalho do intestino e previnem a prisão de ventre durante a gravidez..