segunda-feira, 30 de maio de 2011

Câncer de Colo do Útero



Este é o terceiro câncer que mais mata no Brasil. É uma doença que pode ser prevenida, estando diretamente vinculada ao grau de subdesenvolvimento do país.

Fatores de risco

 São vários os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero:
  • Fatores sociais (baixa condição sócio-econômica)
  • Hábitos de vida (má higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais)
  • Atividade sexual antes dos 18 anos
  • Gravidez antes dos 18 anos
  • Vício de fumar (diretamente relacionado ao número de cigarros)
  • Infecção por Vírus Papilomavírus Humano (HPV) e o Herpesvírus Tipo II (HSV)
  • Muitos parceiros sexuais.
O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero. Todas as mulheres, com vida sexual ativa, devem se submeter ao exame preventivo periódico, inclusive as grávidas e histerectomizadas. A princípio o exame deve ser feito a cada ano, seguindo posteriormente orientação médica conforme achados. 

Sintomas

O quadro clínico de pacientes portadoras de câncer de colo do útero pode variar desde ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico) até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente (sangra de vez em quando), secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados da doença.  

Detecção Precoce 

O exame de Papanicolau ou "preventivo de câncer de colo do útero" é o teste mais comum e mais aceito para ser utilizado para detecção precoce do câncer de colo do útero. 
A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame. O exame não é realizado durante o período menstrual, exceto se for um período menstrual prolongado, além do habitual. A colposcopia permite examinar com mais detalhes o colo uterino, devendo ser realizada a cada 3-5 anos, dependendo dos achados e indicação médica. 

Faça seu exame preventivo anualmente. 
Ame-se.
Lembre-se: O câncer de colo de útero tem 100% de cura quando diagnosticado precocemente. 

Fonte: Centro de Prevenção de Câncer Clínica Prof. Dr. Renato Santos. 

Opção Saúde, 
Saúde ao Alcance de Todos! 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

"OPORTUNIDADE ÚNICA"


A empresa Opção Saúde em parceria com o COI (Consultório  Odontológico Integrado) lança uma super promoção para você "Cliente Opção Saúde". 

"TENHA UM SORRISO PERFEITO"
 
Vá até o COI e coloque seu aparelho odontológico totalmente grátis.
É isso mesmo, aparelho odontológico sem custo.
Mas corra, essa promoção é por tempo limitado e só vale para os Clientes Opção Saúde.
É só até sexta-feira (27/05/11).

Marque já a sua avaliação com o Ortodontista, Dr. Haikal Tannouri pelo fone 93 35183416. 
E se você ainda não é nosso cliente, não fique de fora. Venha e faça já a sua adesão.

Opção Saúde, 
Saúde ao Alcance de Todos!

Travessa Treze de Maio, 1193 - Bela Vista
Fone: 93 3518 2206 / 91545475 / 81266933
Email: opcaosaude.itb@hotmail.com


terça-feira, 17 de maio de 2011

SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA IMPORTANTE


As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.

Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).

É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.

É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação.

Itaituba e região já contam com os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - A população quando necessitar desse serviço deverá acioná-lo através do número 192. 
 Fonte: Josiane Trocatti

terça-feira, 10 de maio de 2011

Exame de Próstata " O Terror para Muitos Homens"

O exame de próstata é considerado necessário para homens a partir de 45 anos de idade, pois a próstata é uma glândula regulada por hormônios masculinos que tem sua produção diminuída nessa idade. O exame deverá ser realizado com freqüência, pois é a partir dessa idade que surgem com mais facilidade todo e qualquer tipo de doença na região, podendo ela ser até mesmo um câncer de próstata, que anualmente leva milhares de brasileiros a óbito.
Um dos grandes problemas da realização desse exame é o preconceito, muitos homens se negam a fazer esse exame, por se acharem menos homem por isso, a verdadeira questão é que o tratamento de um câncer é muito mais fácil quando a doença é encontrada no estágio inicial, quando o câncer possui sinais aparentes que levam a alterações fisiológicas, seu estado é bastante avançado e dificilmente pode ser revertido.

O que muitos homens não sabem é que há outras maneiras de se realizarem este exame sem que seja através de toque retal, entre as quais estão:

·         Dosagem de PSA  -  (exame de sangue),
·         Ultrassonografia Transretal ou Ecografia Transretal.

O médico responsável pelo exame de próstata é o mesmo responsável pelas doenças das vias urinárias.Apesar de muitos homens ficarem constrangidos com a realização desse exame, ele é essencial para diagnosticar alterações que podem se transformar em uma doença fatal.

O exame tem a duração de alguns minutos e é muito mais assustador do que ofensivo, um pequeno constrangimento para evitar grandes constrangimentos ou até a morte.

Se você é homem e possui 45 anos ou mais procure um profissional da área da saúde e realize o exame para se prevenir, manter a saúde é sempre a melhor opção.


Fonte: Abduzido.net

Para maiores informações sobre esse e outros assuntos, entre em contato com a Central de Atendimento do Sistema Opção Saúde, fones 93 3518 2206 / 9154 5475 / 8126 6933.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Infarto - O famoso "ataque do coração"



O infarto agudo do miocárdio (IAM), conhecido popularmente como infarto do coração, enfarte ou ataque cardíaco, é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Muitas delas morrem ou têm problemas cardiológicos permanentes por não buscarem socorro médico de forma rápida. Atualmente existem excelentes tratamentos para o infarto agudo do miocárdio, que podem salvar vidas e prevenir incapacidades físicas. No entanto, o tratamento é mais efetivo quando iniciado dentro da primeira hora de início dos sintomas. Por isto, é tão importante reconhecer um episódio de infarto.

A principal causa está relacionada à presença de uma Doença Arterial Coronariana (DAC) que é uma doença onde há a deposição de placas de gordura por dentro das paredes das artérias coronárias (as artérias coronárias são vasos sanguíneos que irrigam o coração).
Quando estas placas de gordura causam obstrução ao fluxo sanguíneo das coronárias para o coração, o músculo cardíaco sofre pela falta de sangue/oxigênio e começa a morrer. Por isso, o tratamento deve ser feito rapidamente, no sentido de desobstruir as artérias coronárias e evitar a morte do músculo cardíaco.
 
Sintomas

Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte, ou sensação de compressão no peito que geralmente dura cerca de trinta minutos; Ardor no peito, muitas vezes confundido com azia, que pode ocorrer associado ou não à ingestão de alimentos; Dor no peito que se irradia pela mandíbula e/ou pelos ombros ou braços (mais freqüentemente do lado esquerdo do corpo); Ocorrência de suor, náuseas, vômito, tontura e desfalecimento; Ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.

O tratamento precoce pode prevenir e limitar os danos causados ao músculo cardíaco. O importante é agir rápido diante dos primeiros sintomas de infarto agudo do miocárdio, procurando um atendimento médico prontamente.                 Alguns tratamentos são iniciados pelo médico diante da primeira suspeita de infarto do miocárdio, mesmo antes do diagnóstico ser confirmado definitivamente. 

Ame-se, cuide bem do seu coração. Vá periodicamente ao médico.

Para maiores informações sobre esse e outros assuntos, marque sua consulta com o cardiologista, Dr. Thomás Alberoni através da Central de Atendimento da Clínica Menino Jesus, 93 3518 0232.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cuidados para evitar a obesidade


Não há solução, ou melhor, toda e qualquer pessoa deve realizar algum tipo de atividade física com duração de aproximadamente uma hora diariamente, no qual a prática desta irá evitar a acumulação de gordura no organismo através aumento o gasto energético. Para quem pensa que cintas ou bolsas plásticas enroladas ao corpo fazem emagrecer, engana-se, pois o que a única coisa resultante da utilização destes é a desidratação do organismo que não é nada legal ao organismo. Além disso, a rotina diária de exercícios e prática de atividades físicas deve ser alterada a cada três meses para evitar que seu organismo não se habitue à rotina e deixe de queimar a gordura.
Jamais comece a praticar exercício não estando devidamente alimentado, você sentirá fraqueza, podendo até mesmo desmaiar e correndo o risco de sofrer até mesmo um desmaio e outras complicações. Caso você esteja muito acima do peso é preciso evitar exercícios que proporcionam alto impacto, como saltos, corridas, atividades aeróbicas e outros. A natação não-competitiva, a caminhada, a ginástica são as atividades mais recomendadas para quem está interessado em emagrecer com saúde.
Além disso, é preciso evitar consumir alimentos calóricos e passar a ter uma alimentação equilibrada e saudável, sendo que não adianta nada queimar as calorias e ingerí-las logo depois. Desta forma, evite consumir alimentos ricos em açúcar e gorduras, pois estes são os grandes vilões da uma dieta e perda de peso. Dentre as refeições é de extrema importância que você não belisque ou ingira nada, principalmente guloseimas. Enfim, sabendo unir uma boa alimentação e atividade física, você manterá uma boa forma e evitará a obesidade.

Fonte: Blogdicas

Para maiores informações sobre como ter uma alimentação saudável, marque já sua consulta pela central de atendimento da Clínica Menino Jesus pelo fone 93 3518 0232 para atendimento como nutricionista Dr. Robson Freitas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Automedicação. Cuidado, o barato pode custar caro.



Apesar de saber que é perigoso ingerir remédios com base na indicação do balconista da farmácia, de amigos, ou achando que os sintomas são de uma doença que conhece ou já teve, muitas pessoas ainda recorrem a automedicação, para economizar a consulta médica e o exame diagnóstico. Porém, em geral, essa conduta sai mais cara. Os remédios podem agravar doenças, mascarar sintomas, ter efeitos colaterais danosos, ou no mínimo, servir para nada.
Existem pessoas que fazem uso de medicamentos que sobraram, sem ter certeza de que se trata da mesma doença. Outras não sabem que a indicação do balconista, ou de amigos, pode induzir à compra de medicamentos sem garantia de qualidade. Outras ainda com uma única receita médica, no mesmo dia, compram várias vezes o mesmo remédio e o consome indiscriminadamente.

Veja exemplos de medicamentos freqüentemente consumidos sem indicação médica e os perigos que representam.
Laxante - Quando consumido indiscriminadamente pode levar a alterações intestinais. Se a pessoa estiver constipada (intestino preso), complica o quadro e pode levar à perfuração do intestino. Nos idosos, pode provocar desidratação e alterações metabólicas, colocando a vida em risco. Pessoas com tumor intestinal, em geral não diagnosticado, podem agravar a doença.
Xarope - A tosse pode ter várias causas, como infecção viral ou bacteriana, alergia, refluxo da hérnia de hiato e câncer das vias respiratórias. O xarope pode mascarar o sintoma, permitindo que a doença evolua sem controle, pode piorar o problema ou não ter efeito algum.
Antibiótico - Droga usada para tratar várias infecções, como as respiratórias, gripes e abscessos. Mesmo que a pessoa acerte na escolha, ao comprar sem indicação médica, pode errar no tipo e na dosagem, levando ao tratamento errado. Além disso, o indivíduo pode desenvolver resistência à droga e quando for realmente necessária, não terá efeito.
Antiácido - Muito usado para combater dor de estômago, que pode ser sintoma de úlcera, tumor, pancreatite e até de infarto do miocárdio. O uso inadequado pode retardar o diagnóstico, comprometer o tratamento e expor ao risco de morte.
Aspirina - Reconhecida como droga que previne o infarto, só pode ser consumida com indicação médica, mesmo no controle de outras doenças, porque tem efeitos colaterais importantes, podendo provocar problemas de estômago e hemorragias. Pode ser fatal se usada para combater a dengue.
Colírio - Sem indicação médica, a única coisa que se pode passar nos olhos é água limpa. Os colírios têm princípios ativos variados, como corticóides e antibióticos, podem mascarar ou exacerbar doenças e se a pessoa tiver problemas prévios, como glaucoma, pode agravá-los.
Cremes e pomadas - Muitas pessoas cometem o erro de achar que existem cremes e pomadas que tratam tudo, o que está errado porque cada um tem uma indicação adequada. O uso indiscriminado pode mascarar doenças, como câncer de pele, pode provocar dermatite de contato, ou pode não ter efeito.
Remédios naturais - Todos os medicamentos, sem exceção, têm efeitos colaterais e podem provocar riscos à saúde.
Vitaminas - Só devem ser tomadas quando há uma real necessidade até porque algumas, dependendo da dose, podem provocar doenças. A vitamina C, por exemplo, provoca distúrbios gastrointestinais e cálculo renal. A vitamina A, quando consumida por crianças, pode provocar hipertensão craniana.
Suplementos alimentares - Podem ter efeitos tóxicos, ou não fazer nada. Estudos em andamento, relacionam os suplementos com o desenvolvimento de arritmias cardíacas e com morte súbita.
Casamento de remédios - Algumas pessoas, ao acharem que estão com gripe, por exemplo, ingerem xarope para a tosse, que piora a secreção pulmonar, descongestionante nasal, que nos casos de sinusite e pneumonia piora o quadro, e injeções à base de eucalipto, absolutamente inúteis. Além disso, tudo junto pode provocar reações alérgicas e até choque anafilático.

Fonte: Dr. Abrão José Cury Jr. (emedix)

É importante que as pessoas saibam cuidar melhor da saúde e  conheçam o risco da automedicação.
Não tome medicação sem o conhecimento de seu médico. Procure orientação de um profissional.
"Lembre-se de que o barato pode custar caro."