sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vacina para a prevenção do HPV em adolescentes. Tudo oque você precisa saber!!!

O câncer de colo uterino é a segunda causa mais freqüente de câncer entre mulheres em todo o mundo.
Com isso o estudo mais aprofundado da infecção pelo papilomavírus humano (HPV) tornou-se importante pela sua alta prevalência, e de sua associação com o desenvolvimento de neoplasia do trato genital, principalmente entre os adolescentes.
A vacina contra o HPV, ganhou grande importância para essa faixa etária.
A princípio, somente as adolescentes do sexo feminino com mais de 9 anos e mulheres até 26 anos deverão ser vacinadas. Sempre que possível, a vacina anti-HPV deve ser aplicada preferencialmente na adolescência, antes de iniciada a vida sexual, entre 11 e 12 anos de idade.

Sendo administrada da seguinte forma:
Três doses, com intervalos de dois meses entre a primeira e a segunda e de quatro meses entre a segunda e a terceira.

É fundamental a prevenção do HPV não só nos adolescentes como também nas demais faixas etárias.

Veja abaixo algumas vacinas que devem ser tomadas na adolescência:
Tríplice viral
(sarampo, caxumba
e rubéola)
Dose única.
Hepatites A, B
ou A e B
Hepatite A
Duas doses: a segunda seis meses após a primeira.
Hepatite B
Três doses: a segunda um mês depois da primeira e a terceira cinco meses depois da segunda.
Hepatite A e B
Três doses: a segunda um mês depois da primeira e a terceira cinco meses depois da segunda.


Vacinas contra difteria,
tétano e coqueluche

Com esquema de vacinação básico contra o tétano completo:
reforço aos 14 anos com dTpa.
Com esquema de vacinação básico contra o tétano incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento a vacinação básica com uma ou duas doses da vacina dupla do tipo adulto (dT) de forma a totalizar três vacina contendo o componente tetânico. Em ambos os casos, na impossibilidade do uso da vacina dTpa, substituir a mesma pela vacina dT.
Varicela (catapora)
A partir dos 13 anos de idade: duas doses, com intervalo de dois meses.
Influenza (gripe)
Dose única anual.
Antimeningocócica C conjugada
Dose única.
Febre amarela
Uma dose de dez em dez anos, para moradores de áreas endêmicas.

O nosso maior bem é a saúde.
Procure um Posto de Saúde ou Hospital mais próximo de sua casa.
Não deixe de participar das campanhas de vacinação.
Fique atento. Proteja-se!!!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vacinação na infância - Mãe, informe-se!

A principal preocupação dos pais é sempre com a saúde dos filhos. Por isso, é necessário que desde a maternidade os mesmos tomem devidos cuidados para prevenir doenças e garantir o desenvolvimento das crianças. 
                                                           
                                                              A vacinação
é o mais importante
                                                               de todos.

De acordo com o calendário da Sociedade Brasileira de Pediatria, são necessárias oito vacinas só no 1º ano de vida do bebê. Por isso é fundamental que os papais e mamães tenham boa memória e se lembrem de todas elas.

  • BCG (Tuberculose):
1ª dose - 1 mês
2ª dose - a partir de 6 anos (reforço)
  • HEPATITE B:
1ª dose - 1 mês
2ª dose - 2 meses
3ª dose - 7 meses
  • PÓLIO:
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
  • DPT (difteria, tétano e coqueluche):
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
5ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
  • HAEMOPHILUS:
1ª dose - 2 meses
2ª dose - 4 meses
3ª dose - 6 meses
4ª dose - 15 a 18 meses (reforço)
  • SARAMPO:
Dose única - 9 meses
  • MMR (sarampo, caxumba, rubéola):
1ª dose - 15 a 18 meses
2ª dose - 4 a 6 anos (reforço)
  • DT (difteria e tétano):
1ª dose - 11 a 12 anos.

 
Alguns distúrbios comuns e mesmo inofensivos, característicos da infância, quando mal-curados, podem provocar danos irreversíveis.
Não esqueça de levar seu filho para vacinar nos postos de saúde pública, em cada bairro tem um. 
Na falta da vacina no posto, não deixe de proteger o seu filho procure um hospital e solicite a dose de vacina.

Fonte: Portal Sempre Materna.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vacine-se!!! Descubra a importância da vacinação.


Desde que nascemos, as vacinas fazem parte de nossas vidas. Elas são consideradas produtos biológicos derivados ou semelhantes a um microorganismo  causador de determinada doença  e  servem para induzir o sistema imunológico a criar uma barreira de proteção. 

As vacinas podem  ser encontradas em postos públicos de  saúde ou  em clínicas particulares,  são  eficazes e seguras. Apesar disso, podem  surgir reações leves e secundárias após a sua aplicação como dor, inchaço no local, febre  e mal-estar. Mas  é  importante ressaltar que a incidência e a gravidade desses eventos adversos são muito raras  e menores que o  impacto da própria doença. Portanto, as vantagens da imunização superam, em muito, os  efeitos colaterais.

 Algumas vacinas devem ser tomadas logo na infância. São elas:

BCG: protege  contra  as  formas graves de tuberculose e deve ser dada logo após o nascimento;
Tríplice bacteriana: é contra difteria, tétano e coqueluche. Deve ser feita aos 2, 4, 6 e 15 meses e entre 4 e 6 anos de  idade, seguida de reforço com a vacina dupla (contra difteria e tétano) a cada 10 anos;
Tríplice viral: oferece proteção contra  sarampo, caxumba e  rubéola. Deve ser dada no primeiro ano de vida e repetida entre 4 e 6 anos de idade;
Vacina contra rotavírus: protege contra a infecção gastrointestinal que causa diarréia,  febre, vômitos  e dor abdominal. É  a principal  causa de diarréia infecciosa na infância;
Vacina contra hepatite B: administrada  em  três doses  –  ao nascer, com  1  e 6 meses de vida ou,  ainda, em  adultos de qualquer  idade que não foram vacinados. A infecção pelo
vírus pode levar à cirrose hepática ou câncer de fígado.


Nos  adultos,  as principais vacinas aplicadas são praticamente as mesmas das crianças: contra a gripe, hepatite B, difteria e tétano, tríplice bacteriana, entre outras. As de meningite C e hepatite A, que surgiram recentemente, também devem ser consideradas.
Vale dar ênfase à vacina anti-HPV (doença  sexualmente  transmissível), que protege contra o câncer de colo de útero e pode ser administrada em mulheres entre 9 e 26 anos de idade.
As vacinas contra gripe, pneumonia, meningite, hepatite do tipo A e gripe são importantes e recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria  e pela Sociedade Brasileira de Imunizações, mas somente podem ser encontradas em clínicas particulares. 

Existem também vacinas combinadas, em que a criança recebe proteção contra várias doenças com uma única aplicação (tetra, penta e hexavalentes), que são encontradas exclusivamente em estabelecimentos privados. Essas são administradas em forma acelular, ou seja, com quantidades menores de endotoxina, minimizando as  reações adversas  e  tornando-as mais benignas, sem deixar de fornecer a mesma efi cácia das convencionais.

A maior parte das vacinas requer a administração de mais de uma dose. É necessário  respeitar o  esquema vacinal  recomendado para obter uma  resposta  imunológica  adequada, com a proteção esperada contra determinada doença. Se a pessoa não der seqüência à vacinação, a eficácia dela poderá ser prejudicada.

Não perca tempo, cuide de quem você ama. Cuide-se!

FONTE: SAMP - ASSISTÊNCIA MÉDICA.

sábado, 23 de abril de 2011

Finalizando a semana, dicas de saúde para mulheres que estão nos seus 60 e 70 anos. A melhor idade!!!

 


Como já havíamos dito antes, ao logo da semana publicariamos matérias com dicas sobre como cuidar da saúde da mulher em sua respectiva idade. Começamos com as jovens na casa dos 20, passamos pelos 30, 40,50 e hoje, finalizando a semana as dicas vão para as mulheres que estão na melhor idade, ou seja, as mulheres de 60 e 70 anos, que merecem todo o cuidado e atenção. 

Cuidados aos 60 anos 

 Muitas mulheres já se aposentaram. Mas nem por isso devem passar a maior parte do tempo em casa, vendo TV. Fique atenta aos sinais da depressão, que costumam ser comum nessa idade, principalmente se a mulher está sozinha. Mantenha o controle de sua vida, aumentando seu círculo de amizades, divertindo-se. Converse com os jovens. Renove-se com eles e fique antenada com o mundo, através da leitura de jornais e de bons livros.
Hora de reavaliar os medicamentos até então em uso. Aumentam as possibilidades de catarata e glaucoma, portanto, reforce os cuidados com a visão através de consultas periódicas ao oftalmologista. Sob sol forte, não sai na rua sem óculos escuros.
Os exercícios, indispensáveis para a manutenção da capacidade motora, cardiovascular e respiratória em qualquer idade, agora são mais importantes para manter a musculatura ativa e a flexibilidade. Se optar pelas caminhadas, prefira lugares planos e sem muito trânsito. Evite calçadas acidentadas, a fim de evitar quedas ou torções que possam comprometer sua ossatura e ligamentos. Prefira os alimentos ricos em cálcio, desnatados, menos gordurosos.
A pele merece os mesmos cuidados para as mulheres de qualquer idade: limpeza, tonificação, hidratação e nutrição, filtro solar com fator FSP alto, insistindo no pescoço e braços, minimizando as manchas solares que costumam aparecer nas costas das mãos e no pescoço, áreas mais vulneráveis por estarem permanentemente descobertas. Mais do que nunca, auto-exame mensal das mamas, mamografia anual (ou semestral, conforme orientação médica) e preventivo de seis em seis meses. Se já passou dos 65, vacine-se anualmente contra a gripe e, se houver necessidade e assim o médico prescrever, contra a pneumonia. Previna quedas, fraturas e manchas roxas mantendo, á noite, uma luz fraca acesa. Tire tapetes e móveis do seu caminho. Após os 65 anos, a tendência é dormimos menos à noite. Se já estiver aposentada, procure compensar dormindo um pouco à tarde. Mantenha-se alerta a qualquer sintoma de disposição fora do normal.

Cuidados aos 70 anos



Se você chegou até aqui, as chances de ir mais além são muitas, principalmente com todos os avanços da medicina no campo da estética e da saúde. Continue mantendo os cuidados pessoais, evite situações que possam levá-las ao estresse e á depressão. Curta-se. Engaje-se em programas culturais e sociais, mantendo sua mente ocupada com coisas agradáveis e novas. Converse com seu médico sobre a continuação da Terapia de Reposição Hormonal, beba muita água para manter o corpo hidratado, use e abuse dos cremes hidratantes. Continue com a ginástica moderada, as caminhadas e os alongamentos. As frutas cítricas devem ser consumidas com mais moderação. Insista nas fibras. Protetor solar mais do que nunca, não saia de casa sem ele. Fique de olho nas pintas que mudam de cor ou que aparecem, inesperadamente, de forma saliente. Não durma sem limpar, tonificar a pele do rosto, o mesmo cuidado com mãos, que tende a ressecar-se com mais facilidade. Use e abuse dos hidratantes corporais. Medida da pressão arterial mensal ou sempre que necessário, fique atenta aos possíveis sinais de demência, depressão, incontinência urinária, déficits de percepção (audição, visão). "Vacine-se contra gripe todo ano e, a cada cinco anos, contra a pneumonia.”
Cuide-se!                                                                                        

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Hoje, as dicas de saúde são à vocês mulheres...de 40 a 50 anos. Fiquem de olho!!!


As dicas de hoje vão para as lindas mulheres que estão na casa dos 40 e 50 anos.

Confira:

Cuidados aos 40 anos – Costuma ser a fase em que a mulher está mais estabilizada profissional e emocionalmente. Mas pode ocorrer o contrário, se o climatério começar a se manifestar através das irregularidades menstruais. É a época em que o processo de envelhecimento se anuncia com mais nitidez. Mantenha-se com o peso saudável para reduzir chances de diabetes e doenças cardiovasculares. É hora de saber tudo sobre a Terapia de Reposição Hormonal. A tendência é engordar, quase sempre de maneira desigual. É a época dos “pneus” da cintura e quadris, típicos da mulher que entrou na menopausa.
Não se descuide. Caminhe, pedale, faça exercícios para diminuir depósitos de gordura nas regiões mais críticas como: tronco, quadris e coxas. Beba muito líquido para facilitar a drenagem das toxinas que fatalmente, irão se transformar na indesejável e difícil celulite. Como em qualquer idade, evite ao máximo comidas gordurosas. Prefira as formas light ou diet. Redobre os cuidados com os ossos, ingerindo iogurte e alimentos ricos em ferro, para prevenir, respectivamente, a osteoporose e a anemia. Reduza também o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Acostume-se a sair de casa com filtro solar.
Dê preferência aos cremes que tenham ácidos glicólicos, hialurônico, colágeno, elastina e vitamina C em sua fórmula.
O teste ergométrico deve fazer parte de sua rotina anual. Ele é que revelará se o seu coração está bem ou se há necessidade de outros exames complementares, como o eletrocardiograma de esforço, para diagnosticar arritmias cardíacas e obstruções nas artérias. É tempo de densitometria óssea para detectar a osteoporose. Um bom médico não deixará de pedir a mamografia, principalmente às que já fazem reposição hormonal.

Marque já sua consulta com o cardiologista Dr. Thomás Alberoni,  pela central de atendimento da Clínica Menino Jesus,  (93) 3518 0232 e realize seus exames de rotina. Cuide bem do seu coração!!!

Cuidados aos 50 anos – Tempo de ficar preocupada com os efeitos do tempo sobre corpo e mente. Mas não faça dessas preocupações um cavalo de batalha nem se entregue à depressão. A medicina avançou muito. O importante é não descuidar da aparência e aproveitar todas as oportunidades que surgem para desfazer velhos paradigmas e rejuvenescer por dentro e por fora.
Os óculos já fazem parte de sua vida, portanto, que sejam de boa qualidade e bonitos. De qualquer forma, não deixe de ir ao oftalmologista anualmente, até para prevenir o glaucoma, principalmente se tiver casos na família. Mais do que nunca é hora de investir numa dieta saudável, com pouca gordura saturada e o mínimo de carne vermelha.
Dê preferência à carne branca e ao peixe.
Mantenha o consumo regular de alimentos ricos em fibras, ferro e cálcio. Combata e perda de elasticidade da pele e as conseqüentes marcas de expressão, redobrando os cuidados com o sol.
Vá ao dermatologista anualmente para avaliação das manchas que começam a surgir e de eventuais lesões permanentes. Mantenha a rotina anual dos seus exames de sangue, que devem incluir testes de glicemia, tireóide e hormonal. A cada cinco anos, a retosigmoidoscopia avalia o cólon ascendente e o reto. A cada dez anos, colonoscopia para ver o intestino todo. Filhos criados é tempo de investir mais em você. Recicle seus conhecimentos, faça cursos de atualização naquilo que mais gosta, aprenda novos idiomas, se já domina algum, junte-se a grupos que possam acrescentar algo de bom à sua vida.

 Não se descuide!

Cuide bem da sua visão. Vá ao oftamologista:
  • O Dr. Enos Sousa - vindo diretamente de Belém  -  estará atendendo nos dias 20 e 21 de abril na Ótica Betel. Marque sua consulta pelo fone (93) 3518 0931. E não deixe de conferir as novidades em óculos de qualidade que só a Ótica Betel pode lhe oferecer.
Todas  nós merecemos e queremos nos sentir cada vez mais bonitas. Pensando nisso:
  •   A Clínica de Estética Naturalíssima está esperando por você! Não perca tempo, agende     uma hora só para você através do fone: (93) 3518 7955.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dicas importantes para a saúde da mulher... Mulheres, cuidem-se!!!

  Essa semana o Sistema opção Saúde dedica à vocês... mulheres... de todas as idades. Pensando nisso ao longo da semana publicaremos dicas importantes com a saúde feminina para mulheres de 20 a 70 anos. Não perca as postagens diárias. E para darmos início daremos dicas para que as mulheres de 20 a 30 anos possam manter uma vida mais saudável.


Selecionamos algumas dicas importantes de acordo com a faixa etária, as informações são do Dr. José Alexandre Portinho, para o site Mulher Saúde, confira:

Cuidados aos 20 anos – Este é um excelente período para adquirir hábitos saudáveis para a vida inteira. Aprenda a dividir o tempo para conciliar estudo, diversão e atividade profissional. Assim você evita o stress e fica mais satisfeita com os resultados. Nessa etapa, procure um ginecologista de confiança, marque uma consulta para escolher o anticoncepcional que mais se adapte a você para prevenir uma gravidez indesejada. Esta é a época em que a produção hormonal é intensa, o que aumenta os riscos. Não deixe sintomas genitais sem tratamento. As estatísticas mostram que, aos 24 anos, uma em cada três pessoas com vida sexual ativa tem alguma doença sexualmente transmissível. Vacine-se contra a hepatite B, sexualmente transmissível. É nessa época também que o organismo responde rápido a dietas e exercícios. Boa hora para perder peso e entrar em forma, definir a musculatura e praticar uma atividade física com regularidade. Aprenda a fazer uma refeição balanceada para prevenir a obesidade e suas conseqüências. Nunca durma sem limpar, hidratar e tonificar a pele. Isso conserva a elasticidade por mais tempo, além de proporcionar uma boa lubrificação e maciez. Comece a fazer o auto-exame das mamas dois a três dias depois do final da menstruação. Nessa idade, a tendência é sentar de qualquer jeito ou se esparramar no sofá para estudar, trabalhar ou ver TV. Isso cria hábitos errados e de postura que acabam comprometendo a coluna. Poupe-a desde cedo, mantendo as costas retas e bem apoiadas.

Cuidados aos 30 anos – Nessa faixa de idade, a mulher precisa de muita energia e de alternativas para descarregar as pressões do dia-a-dia. É a época de batalhar pela ascensão profissional, de se dividir mais intensamente entre os cuidados com a família e o trabalho. A prática de exercícios pode dar chance à mulher nessa faixa etária de não desenvolver doenças relacionadas com os fatores hereditários, como diabetes, pressão e colesterol altos. É também a época de já começar a prevenir a osteoporose, tomando, pelo menos, 10 minutos de sol por dia, para fixar e ativar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio. A partir dos 30 anos a mulher deve começar a medir com mais assiduidade, os seus níveis de colesterol, triglicerídeos, hormônios e glicose, principalmente, se há diabéticos entre os familiares mais próximos. A visita anual ao ginecologista é indispensável. Mais atenção às mamas. Exija de seu médico um exame completo.

Cuide-se!

Vá regularmente ao ginecologista.
·         Dra. Sáuria Okamoto – Climeo
Fone: (93) 35181472
·         Dr. Francisco Lício – Clínica Menino Jesus
Fone: (93) 35180232

Tenha uma dieta balanceada, mantenha um peso saudável. Procure orientações com o nutricionista
·         Dr. Robson Freitas, na Clínica Menino Jesus.

sábado, 16 de abril de 2011

16 de Abril Dia Mundial da Voz

O dia mundial da voz é comemorado no dia 16 de abril e foi instituído com o objetivo de sensibilizar as pessoas para importância da VOZ e dos cuidados para mantê-la saudável, pois a Voz é Vida


A VOZ E O TRABALHO


Cerca de 70% da população ativa utiliza a VOZ como instrumento de trabalho. Em especial, são considerados profissionais da VOZ os professores, leiloeiros, cantores, atores, vendedores ambulantes, advogados, telefonistas, recepcionistas, políticos, líderes religiosos, jornalistas, operadores de telemarketing, entre outros. Portanto, a VOZ deve ser preservada com todo carinho.




 
Sinais e Sintomas de possíveis alterações vocais:

  • Rouquidão
  • Cansaço vocal
  • Perda de voz
  • Falhas na voz
  • Esforço para falar
  • Pigarro
  • Dor ou ardência na garganta
  • Dificuldade para engolir 
  • Dificuldade para respirar.                                                                                                                    
Se você possui mais de três sintomas, pode estar apresentado alguma alteração vocal, o que talvez venha gerar desgaste e redução no rendimento vocal.
Se os sintomas persistirem ou houver piora no quadro de alterações vocais, há necessidade de avaliação especialista, sendo eles os médicos otorrinolaringologista e FONOUADIÓLOGO.

Dra. Janaína Filadelpho
Fonoaudióloga
Clínica Menino Jesus

Central de atendimento (93) 35180232

terça-feira, 12 de abril de 2011

"O oftamologista Dr. Enos Souza estará em Itaituba nos dias 20 e 21 de Abril"



Leia abaixo e descubra quando você e sua família devem visitar um oftalmologista para exame ocular. A detecção e tratamento precoce dos problemas oculares é o melhor caminho para cuidar de seus olhos e garantir uma boa visão ao longo da vida.

Algumas pessoas podem ter um maior risco de apresentar problema ocular e necessitam  realizar exame oftalmológico com maior freqüência.

São eles:

• História familiar de doença ocular
• Indivíduos afro-americanos após 40 anos
• Diabetes
• História pessoal de trauma ocular

Crianças

Ao nascimento, ainda na unidade de neonatologia, o recém nascido necessita de uma primeira avaliação oftalmológica, feita pelo pediatra.

Aos seis meses de vida, todas as crianças necessitam de uma segunda avaliação, que poderá ser feita pelo pediatra ou oftalmologista. Havendo qualquer suspeita no tocante à saúde ocular do infante, a avaliação oftalmológica especializada deverá ser realizada. Não existe idade mínima para o exame, sempre que necessário, o mesmo deverá ser realizado.

Antes dos 5 anos
Algumas crianças podem apresentar problemas visuais sérios apesar de não apresentarem queixas oculares. Por isso, seus filhos devem ser submetidos a exame oftalmológico aos 3 e 5 anos para detecção das seguintes condições:

Estrabismo (“olho torto”)
Ambliopia (“olho preguiçoso”)
Ptose (pálpebra caída)
Erros refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo)

Havendo história familiar de doenças oculares ou se seu filho parece ter alguma das condições acima, pergunte seu oftalmologista qual deverá ser a frequência do exame.

Idade de 3-19 anos
Para garantir a saúde ocular nessa faixa etária, não sendo identificado nenhuma alteração no primeiro exame, a reavaliação deverá ser feita a cada 1 ou 2 anos.

Idade de 20-39 anos
A maioria das pessoas nessa idade, que não desenvolveram nenhuma ametropia (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) ou outras doenças oculares, terão uma boa saúde ocular, mas ainda necessitam de cuidados e proteção ocular em situações de trabalhos de risco para trauma ocular, na prática de alguns esportes e na manipulação de produtos químicos.
Nessa faixa etária, em indivíduos sem ametropia ou queixas oculares, o exame oftalmológico especializado deverá ser feito pelo menos 1 vez entre 20 e 29 anos e pelo menos 2 vezes entre 30 e 39 anos.

Você também deverá ter conhecimento dos sintomas que podem indicar um problema ocular. Procure seu oftalmologista imediatamente caso você apresente qualquer um dos seguintes sintomas:
• Dor ou alteração visual
• Visão de flashes ou raios
• Visão de pontos ou imagens “fantasmas” (moscas volantes)
• Manchas pretas em algum campo de visão
• Percepcão de linhas distorcidas ou onduladas
• Sensação de olho seco e queimação
• Coceira ocular
• Secreção ocular
• Olho vermelho

Idade de 40-64 anos

Nessa faixa etária se inicia a presbiopia, que é a diminuição da capacidade de focar objetos de perto, havendo necessidade do uso de lentes corretivas para visão de curta distância. Exames preventivos para detecção de glaucoma também deverão ser realizados. Além disso, a avaliação de fundo de olho também se torna mais importante, podendo contribuir para o controle de outras doenças como diabetes e hipertensão arterial.
A avaliação oftalmológica nessa faixa etária deverá ser feita a cada 1 ou 2 anos. Caso seja identificada alguma alteração no exame, seu oftalmologista deverá lhe orientar quanto à freqüência dos retornos.

Após 65 anos

Nesse grupo, podem aparecer alterações oculares degenerativas como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. A freqüência do exame oftalmológico deverá ser anual ou conforme orientação.


Fonte: Dr. Moacyr Cunha

O oftamologista, Dr. Enos de Souza vindo diretamente de Belém  estará atendendo na Ótica Betel. Marque já a sua consulta através do fone (93) 3518-0931. 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fonoudiologia X Ortodontia


O SUCESSO DO SORRISO!

Atualmente a fonoaudiologia vem trabalhando em parceria com varias áreas da saúde. Existem casos que é necessário o acompanhamento fonoaudiológico junto ao tratamento ortodôntico para que este tenha êxito mais rápido e minimizando a chance de reincidiva (retorno) da alteração.
Isto acontece porque o desenvolvimento ósseo e o muscular se dão de forma coordenada e com influência de um sobre o outro.

Uma pessoa com o queixo projetado para frente (classe III), por exemplo, tende a manter a língua rebaixada e/ou interposta aos dentes superiores e inferiores, crianças que respiram predominantemente pela boca, além da mandíbula abaixada, ficam com a língua abaixada para facilitar a respiração, com isso, há uma grande pressão da língua sobre os dentes inferiores, projetando-os para frente, e uma grande pressão da passagem do ar pela boca, levando o "céu da boca" (palato) a se tornar mais estreito e profundo.

Pensando nessa combinação de ações entre músculo x osso, é que se torna importante pensar na possibilidade de uma avaliação fonoaudiológica quando houver indicação de tratamento ortodôntico para a criança e ou adolescente.

Se o seu dentista indicou aparelho, converse com ele e procure orientação de um fonoaudiólogo!

Para maiores informações entre em contato com as centrais de atendimento:

  1.  Clínica Menino Jesus, fone (93)35180232 para atendimento com a fonoaudióloga Dra. Janaína Filadelpho.
  2.  COI Consultório Odontológico Integrado, fone (93) 35183416 para atendimento com o ortodontista Dr. Haikal Tannouri.
  3.  Climeo Clinica Médica e Odontológica, fone (93) 35181472 para atendimento com o Dr. Túlio Okamoto. 
  4. Clínica Odonto Magalhães, fone (93) 35187700 para atendimento com o ortodontista Dr. Cleidilson Magalhães. 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A importância de ir ao ginecologista.

Os motivos que levam as mulheres a consultar o ginecologista prendem-se muito com o medo do cancer, especialmente o cancer da mama. Outras, ainda em grande número, só procuram uma consulta quando têm algum problema. Esta é uma atitude errada.
A mulher precisa ir periodicamente ao ginecologista não importando se está doente ou não.

Muitas mulheres adiam esta visita devido ao constrangimento natural desta obrigação feminina. Outras têm inúmeras dúvidas do tipo: "Será que posso manter relações sexuais no dia da consulta?”ou "É preciso me depilar?”“.

Aqui segue oito dicas para você se preparar:

1- Agende a consulta para, no mínimo, cinco dias após a menstruação. Este período pode atrapalhar a coleta de exames e causar desconforto no exame das mamas, que ficam mais sensíveis.

2- A recomendação é que as mulheres não tenha relações sexuais no dia anterior e, muito menos, no dia da consulta. O ato pode alterar o pH e provocar descamação da pele.

3- Não é necessário depilar-se. Mas caso não se sinta bem, pode-se depilar, no máximo, três dedos acima do clitóris; dois dedos nas laterais e dois dedos de altura. É que os pelos protegem e também indicam a quantidade de hormônios femininos e masculinos.

4- A ducha vaginal não deve ser feita. Ela prejudica o exame de papanicolau,

5- É fundamental tomar banho e limpar as partes íntimas com sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5).

6- Não use cremes vaginais nos três dias que antecedem a consulta.

7- Antes de entrar na sala do ginecologista, vá ao banheiro e esvazie a bexiga. Isto é importante para que no momento do exame você não fique com vontade de urinar já que o aparelho que abre a vagina pode apertar a bexiga.

8- Relate ao médico problemas como corrimentos e dor no ato sexual. É importante informá-lo sobre o uso de pílula e antibióticos; doenças sexualmente transmissíveis; cirurgias nas mamas; abortos e partos.

Fonte: ogalileo.com.br (revista feminina)

As consultas periódicas ajudam a cuidar da saúde e a prevenir doenças.Fazendo o exame ginecológico e o papanicolau uma vez por ano, a mulher previne o câncer de colo de útero.

Para maiores informações entre em contato com as seguintes Centrais de Atendimento: 

  • Clínica Menino Jesus, através do telefone (93)35180232 atendimento com o Dr. Francisco Lício:
  • Climeo, através do telefone (93) 35181472 atendimento com a Dra. Sáuria Okamoto.
  • Policlínica Santana, através do telefone (93) 35182083 atendimento com a  Dra. Karine.



terça-feira, 5 de abril de 2011

Ortodontista X Aparelho Odontológico

Qual a função do ortodontista?

Avaliar, prevenir, corrigir, alinhar e posicionar os dentes na mandíbula.
O ortodontista estuda o posicionamento dos dentes e determina uma técnica a ser aplicada para que os dentes superiores e inferiores entrem em harmonia, no qual é essencial para triturar os alimentos, fazer a higiene bucal (com escovas e fio-dental), e corrigir problemas de fala, além disso, o tratamento proporciona um ótimo resultado estético.

Aparelho odontológico fixo

Este tipo de aparelho é fixado aos dentes através de uma pasta adesiva ou cimento. O aparelho é composto por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável por facilitar a movimentação dentária e não é necessário ajuda do paciente.

Aparelho odontológico removível

Este aparelho é moldado para encaixar na boca do paciente, podendo ser removido pelo paciente ou pelo ortodontista. Neste caso a ajuda do paciente no tratamento é fundamental. Neste caso se realiza pequenas movimentações dentárias, utilizadas nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).
Hoje em dia existem aparelhos fixo e removíveis como os de cerâmica, que são quase transparentes e é melhor escolha para quem é muito vaidoso, pois as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.

Por quanto tempo se usa o aparelho odontológico?

Não existe uma forma exata de determinar o prazo que se deve usar o aparelho odontológico. O especialista pode estimar um prazo que pode variar para mais ou para menos.
Alguns fatores biológicos, tipo do aparelho, manutenção, visitas ao dentista, cuidados e limpeza podem influenciar para que o aparelho odontológico e de acordo com a experiência na área da Ortodontia
prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.

Com qual idade devo usar aparelho odontológico?

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. Porém os pacientes já na fase adulta devem tomar alguns cuidados especiais, principalmente em relação a gengiva (tecidos moles de suporte dos dentes) que podem chegar a contra-indicar o tratamento devido a fragilidade de desencadear problemas periodontais.

Hoje em dia uma das filosofias do tratamento ortodôntico é a correção da má oclusão desde a dentição decídua (dentição das crianças), caso seja necessário, é chamada de ortodontia preventiva, pode ser acompanhada ou não da ortopedia funcional dos maxilares.

Fonte: Steticlin

Para maiores informações entre em contato com as centrais de atendimento:
  • COI - Consultório Odontológico Integrado pelo telefone  (93) 3518 3416 e marque sua avaliação com o Ortodontista Dr. Haikal Tannouri                                                                                                       
  • Climeo - Clínica Médica e Odontológica pelo telefone  (93) 3518 1472 e marque sua avaliação com o Ortodontista Dr. Túlio Okamotto.
  • Clínica Odonto Magalhães pelo telefone (93) 3518 7700 e marque sua avaliação com o Ortodontista Dr. Cleidilson Magalhães.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Teste da orelhinha ... Pequeno cuidado que faz uma grande diferença

SIMPLES, 
UM CUIDADO QUE VAI TRANSFORMAR A VIDA DO SEU FILHO

Teste da Orelhinha

Através deste exame, é possível saber se o bebê nasce escutando bem ou não. Detectado precocemente, o problema pode ser contornado, impedindo que o mesmo interfira no desenvolvimento da fala, da memória auditiva, da linguagem e da própria socialização.

O teste da orelhinha pode ser feito nas maternidades, nas primeiras 48 horas, durante os três primeiros meses de vida do bebê.

Como o Teste é realizado?

A triagem auditiva é feita inicialmente através do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas. O exame é feito no próprio berçário em sono natural, de preferência no 2º ou 3º dia de vida, com duração aproximada de 5 a 10 minutos. Não apresenta contra-indicação, não incomoda e não acorda o bebê. Também não exige nenhum tipo de intervenção invasiva.
Você deve saber:

• A audição inicia-se a partir do 5º mês de gestação e desenvolve-se intensamente nos primeiros meses de vida.

• Qualquer problema auditivo deve ser detectado durante o nascimento,  para que seja devidamente tratado e não venha prejudicar o bom desenvolvimento da criança.

• Bebês com perda auditiva com tratamento iniciado até os 6 meses de idade apresentam desenvolvimento muito próximo ao de uma criança ouvinte.

 


Dra Janaína Filadelpho
Especializanda Audiologia Clínica
Especialista em Pedagogia e Educação Especial
Clínica Menino Jesus
(93) 3518-0232

Quando procurar um fonoaudiólogo?

A Fonoaudiologia é uma ciência na área da saúde que pesquisa, previne, avalia, habilita e reabilita distúrbios de fala, linguagem, audição, voz e aprendizagem.

Sendo assim, a pergunta seria:
Quando devo procurar um fonoaudiólogo???

  • Quando houver dificuldades na fala, tais como gagueira e troca de letras;
  • Quando houver dificuldades na leitura;
  • Na elaboração de textos e domínio da escrita;
  • Quando houver alterações na voz, como rouquidão, pigarro e voz fina.
Você pode ainda ir ao fonoaudiólogo nos seguintes casos:

  • Reabilitação de deficiência auditiva (Surdez);
  • Para aperfeiçoar sua voz e fala; Indicação e adaptação de aparelhos de surdez;
  •  Alterações neurológicas que causam dificuldades de fala;
  • Alterações na mastigação e deglutição dos alimentos;
  • Dificuldade de respiração;
  • Uso prolongado de chupeta, mamadeira e o hábito de chupar o dedo.
Para maiores informações entre em contato com a Central de Atendimento da Clínica Menino Jesus pelo telefone (93) 3518-0232, ou pelo e-mail: fonoitb@gmail.com  e agende já a sua consulta com a fonoaudióloga Dra. Janaína Filadelpho.

 fonte: Instituto Bem Estar