sexta-feira, 3 de junho de 2011

Algia pélvica ou " dores no pé da barriga"




A dor pélvica é um dos sintomas que mais atingem (e preocupam) a mulher, sendo responsável por quase um terço das queixas nos consultórios de ginecologia. Suas causas, porém, não se restringem apenas aos órgãos genitais internos (útero, tubas e ovários), podendo envolver também o aparelho urinário (ureteres e bexiga), os intestinos, além dos ossos, articulações, músculos e nervos situados na metade inferior do tronco. Por haver quase uma centena de causas para a "dor no baixo ventre", desvendar a sua origem torna-se, algumas vezes, um verdadeiro desafio ao tirocínio clínico do médico, requerendo deste uma minuciosa investigação do problema. 
  • A maneira como se instala a dor (aguda, crônica ou cíclica); 
  • Sua intensidade (forte ou fraca, interferindo ou mesmo impedindo as atividades cotidianas); 
  • A forma como é percebida pela paciente (em pontada, em fisgada, em queimação, em peso, em cólica, etc.); 
  • Sua relação com o período menstrual (antes, durante, após, ou no meio do ciclo);
  • Sua associação (ou não) com as relações sexuais;
  •  A presença (ou ausência) de outros sintomas como febre, corrimento vaginal, dificuldade para urinar, diarréia, prisão de ventre, aumento do volume abdominal, entre outros, nos fornecem pistas valiosas sobre o órgão afetado, orientando o nosso raciocínio para o diagnóstico correto. 

Nas dores agudas (de início súbito) e de intensidade progressiva, existe sempre a possibilidade de tratar-se de uma emergência cirúrgica (apendicite, torção de cisto ovariano, ruptura de uma gravidez tubária); 

As dores periódicas, associadas a um determinado momento do ciclo menstrual, podem ter significados variados que vão desde as conhecidas cólicas que acompanham o fluxo - e que atormentam a vida de 50% das mulheres em idade fértil -, até as que se apresentam no meio do ciclo, em peso, que não duram mais que 48 horas, típicas e coincidentes com a ovulação. 

As dores crônicas (de instalação lenta e com episódios recorrentes há mais de seis meses) podem ter origem nas vísceras pélvicas, nas estruturas ósseas (articulações da coluna lombar) e na parede abdominal (hérnias). 
Duas entidades, porém, devem ser sempre cogitadas nesses casos: aderências e endometriose
  • Aderências (ou bridas peritoneais) são como cicatrizes internas que se formam após a inflamação dos tecidos (infecções ou cirurgias no passado). Essas ?cicatrizes?, como o próprio nome indica, fazem com que órgãos vizinhos fiquem colados uns aos outros (por exemplo, o ovário adere ao intestino; ou o intestino à bexiga ou à parede do abdome), provocando estiramentos, compressões locais e ... dor. 
  • A endometriose, por sua vez, resulta da implantação de um tecido semelhante ao que forra o interior do útero (endométrio) em lugares onde, em princípio, ele não deveria existir, como na superfície dos ovários, atrás do útero, etc. Como o endométrio, este tecido sangra durante as menstruações, provocando inflamação, tumores císticos e ... aderências(!). Classicamente, a dor da endometriose é cíclica inicia-se antes da menstruação e se intensifica com a chegada desta (sangramento). A cada ciclo a dor é mais intensa. Com o passar do tempo ela pode se tornar contínua, sendo agravada pelas relações sexuais. 
Na maioria das vezes, a causa da dor pélvica na mulher pode ser esclarecida clinicamente; isto é, por meio das informações prestadas pela paciente, pelas evidências encontradas no exame físico e pelos resultados dos exames complementares (sangue, urina, ultra-som, etc.).
Por último, não podemos deixar de mencionar a dor de origem psicossomática - expressão sutil de profundos conflitos emocionais que povoam as inúmeras vertentes da condição feminina -, que requer especial atenção dos ginecologistas.

Fonte:Artigo inscrito por Dr. Carlos Antônio da Costa TEGO 035/79

Para maiores informações, marque uma consulta com um ginecologista pelas centrais de atendimento :
  • Climeo - 93 3518 1472
Dra. Sáuria Okamoto
  • Clínica e Hospital Menino Jesus - 93 3518 0232
Dr. Francisco

29 comentários:

  1. o ter relações sexuais venho tendo fortes dores.
    mas a ultima vês que tive não aguentei foi intensa demais e estou dolorida já dois dias e dores fortes entre o útero e o abdome.o que sera?

    ResponderExcluir
  2. doutor a algum tempo ja venho centindo uma dor no pe da barriga ela aperece do nada as veses eu amanhesso bem e derrepente começa uma dorzinha bem leve que vai aumentando ate chegar ao ponto de doer quando eu caminho ou cento sei que não e colica porque e muito dificil quando eu mentruo
    as veses eu fico ate 6 meses sen menstruar tomo antisconcepcional regularmente durante 21 dias dou a pausa de 7 dias e mesmo asim não menstruo ja fui a varios medicos e eles cempre dizem que e normal. mas eu sei que não e normal se foce não teria essa dor. me ajude a esclarescer isso por favor porque eu ja estou ficando preocupada (ass. sandra)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sandra tenho mesmo sitomas que vc ,vc descobriu o que tinha.

      Excluir
    2. Acho que voces podem ter Sindome do ovario Policistico

      Excluir
    3. Acho que voces podem ter Sindome do ovario Policistico

      Excluir
    4. Oi tenho a mesma dor e nao descubro o que é voçe teve resposta?

      Excluir
  3. Oi,

    Tenho uma dúvida! Essa manhã quando estava a tomar o pequeno-almoço, dei-me um dor forte e aguda no fundo da barriga, fiquei sem reacção por uns bons e longos segundos. Mas no dia 10 deste mês fiz o exame do papinacolau.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    tenho uma duvida! desde de sabádo tou com dor no pé da barriga..essa dor ta me encomodando ja faz 5 dias q eu estou com a mesma dor e não passa..Dr me responda uma coisa q posso está gravida?
    não tenho me cuidado muito beem,não tenho me previnido pq eu eo meu marido queremos um filho..mais no mês de agosto no finalzinho do mes começou a vir pra mim como eu sinto muita dor menstrual tomei 5 anticoncepcional ai minha menstruação descontrolou ai vinha pra mimn um dia sim outro dia não ai veio ate o cemecinho de setembro ate o dia 5 mais ou menos ai depois não veio mais...agora em outubro comecei a sentir essas dor no pé da barriga o q pode ser??

    ResponderExcluir
  5. venho sentindo fortes dores pélvicas parece que algo vai sair pela minha vagina as vezes a melhor posição pra ficar é de pé porque as dores são muito fortes não sei oque fazer e apareceu um corrimento com mal cheiro que parece que estou todo tempo feita xixi me ajude não aguento mas sofro com isso a 2 ANOS no período de 1 mês pra cá as dores tem sido mas constante

    ResponderExcluir
  6. Oi queria tira uma duvida ,tevi filho cesariana e depios de 5anos estou sentindo uma dor no pe da barriga do lado esquerdo e tem como se fosse um inchaco e doi e as vezes quando tenho relacao sexual tambem doi ,oq devo fazer.obg

    ResponderExcluir
  7. ooiii cada vez que sento sinto uma dor forte por baixo perto da virilha e to com a menstruadao atrasada fia o teate e deu negativp oq pode ser obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi tenho mta dor de colica no pe da barriga nao consigo te relação cm meu marido oq pode ser

    ResponderExcluir
  9. Eu sinto dr e muita dor no pé da barriga tipo queimando tipo fosse gase coseiras e corrimento e hj veio com umas rajadas de samque mim ajude tou apaforada .

    ResponderExcluir
  10. Eu sinto dr e muita dor no pé da barriga tipo queimando tipo fosse gase coseiras e corrimento e hj veio com umas rajadas de samque mim ajude tou apaforada .

    ResponderExcluir
  11. Olá! sou Cláudia e tenho 41 anos e nunca conseguir engravidar e agora há 6meses tenho sentido uma elevação no baixo ventre do tamanho de uma laranja isto ocorre uns 15 dias antes da mestruacao e depois diminui o volume mas não some totalmente , é doloroso quando toco. o q poderia ser

    ResponderExcluir
  12. Olá! sou Cláudia e tenho 41 anos e nunca conseguir engravidar e agora há 6meses tenho sentido uma elevação no baixo ventre do tamanho de uma laranja isto ocorre uns 15 dias antes da mestruacao e depois diminui o volume mas não some totalmente , é doloroso quando toco. o q poderia ser

    ResponderExcluir
  13. Doutor estou com dor leve na pélvica as vezes dói a barriga ,ontem à noite estava doendo o pe da barriga depois começou a ser uma dor em fisgadas pro lado dos vários irradiou pra o corpo todo braço perna cosstas sentia as fisgadas em toda paste do corpo até próximo ao coração sinto isso em fisgadas to desesperada.as vezes ela fica intensa e passa ,e como se fosse em intervalos contração me ajude

    ResponderExcluir
  14. Já tenho uma filha de 8 anos e já a dois anos tento engravidar e não consigo por nada .será que é grave

    ResponderExcluir
  15. Já tenho uma filha de 8 anos e já a dois anos tento engravidar e não consigo por nada .será que é grave

    ResponderExcluir
  16. Doutor estou com dor leve na pélvica as vezes dói a barriga ,ontem à noite estava doendo o pe da barriga depois começou a ser uma dor em fisgadas pro lado dos vários irradiou pra o corpo todo braço perna cosstas sentia as fisgadas em toda paste do corpo até próximo ao coração sinto isso em fisgadas to desesperada.as vezes ela fica intensa e passa ,e como se fosse em intervalos contração me ajude

    ResponderExcluir
  17. Olá dr,a 1 semana mais ou menos estou sentindo dor no pé da barriga,parecido com prisão de ventre, e estou urinando muito de 10 em 10 minutos me dá vontade de urinar, o que dever ser essa dor, e durante esse período tive relação sexual com meu esposo e sangrou um pouco Me ajude estou apavorada.obrigado

    ResponderExcluir
  18. Ola Claudia vc não quis engravidar ou não conseguio .tentou com indutor ex indux tenho umas amigas que fizeram o tratamento e engravidaram e quanto este caroço que vç sente pode psicológico .consulte um go e já fale sobre o indux .

    ResponderExcluir
  19. Olá faz alguns dias que sinto uma dor no pé da barriga parecida com cólica, e as vezes dar umas pontadas oq pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite estou sentindo bastante dores da coluna até a vagina umas dores finas o que pode estar acontecendo.

    ResponderExcluir
  21. oi boa trade eu to sentido muita dor no per da bariga junto com dor de abeça já tem 5 dias que eu to com essa dor e ela vai e vem o que pode ser??

    ResponderExcluir
  22. Minha menstruação veio uns dias antes da data normal e com ela tive umas vibrações estranhas no pé da barriga onde ate fez um caroso que logo sumiu e muita cólica e apos o sangramento continuei com colicas fortes uma sensação de algo vai sair pelo meu canal vaginal e muita vontade de urina de hora em hora .
    O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  23. Eu também sinto muita dor no pe da barriga quando tenho relação vontade de urina estande estante oq pode ser

    ResponderExcluir
  24. Olá sinto dores no pé da barriga a um bom tempo a primeira vez foi na hora q eu tava tendo relação com meu marido começou do nada depois de uns 20 minutos passou....depois de uns dois anos senti novamente foi do mesmo jeito mas dessa vez eu tava dormindo e acordei com a dor...um ano depois aconteceu da mesma forma da última vez a dor é muito forte de tremer...o q deve ser?

    ResponderExcluir