segunda-feira, 30 de maio de 2011

Câncer de Colo do Útero



Este é o terceiro câncer que mais mata no Brasil. É uma doença que pode ser prevenida, estando diretamente vinculada ao grau de subdesenvolvimento do país.

Fatores de risco

 São vários os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero:
  • Fatores sociais (baixa condição sócio-econômica)
  • Hábitos de vida (má higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais)
  • Atividade sexual antes dos 18 anos
  • Gravidez antes dos 18 anos
  • Vício de fumar (diretamente relacionado ao número de cigarros)
  • Infecção por Vírus Papilomavírus Humano (HPV) e o Herpesvírus Tipo II (HSV)
  • Muitos parceiros sexuais.
O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero. Todas as mulheres, com vida sexual ativa, devem se submeter ao exame preventivo periódico, inclusive as grávidas e histerectomizadas. A princípio o exame deve ser feito a cada ano, seguindo posteriormente orientação médica conforme achados. 

Sintomas

O quadro clínico de pacientes portadoras de câncer de colo do útero pode variar desde ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico) até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente (sangra de vez em quando), secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados da doença.  

Detecção Precoce 

O exame de Papanicolau ou "preventivo de câncer de colo do útero" é o teste mais comum e mais aceito para ser utilizado para detecção precoce do câncer de colo do útero. 
A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame. O exame não é realizado durante o período menstrual, exceto se for um período menstrual prolongado, além do habitual. A colposcopia permite examinar com mais detalhes o colo uterino, devendo ser realizada a cada 3-5 anos, dependendo dos achados e indicação médica. 

Faça seu exame preventivo anualmente. 
Ame-se.
Lembre-se: O câncer de colo de útero tem 100% de cura quando diagnosticado precocemente. 

Fonte: Centro de Prevenção de Câncer Clínica Prof. Dr. Renato Santos. 

Opção Saúde, 
Saúde ao Alcance de Todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário